da Terra ao Prato
O Da Terra ao Prato foi desenvolvido no decorrer de 2020, ano em que um novo tipo de coronavírus desencadeou uma pandemia mundial. Rotinas foram afetadas e a alimentação virou pauta nos noticiários brasileiros. Porém, notamos um apagamento daqueles que são elementos fundamentais neste setor: os produtores. Por isso, decidimos, com a certeza de que é preciso dar a devida importância a essas pessoas e que o jornalismo é capaz de fornecer informações valiosas aos espectadores, focar o nosso projeto na história de vida de produtores familiares de alimentos orgânicos da região metropolitana de São Paulo.
Durante a produção do podcast, percorremos mais de 170 quilômetros, respeitando todos os protocolos de segurança da Organização Mundial da Saúde, e vivenciamos rotinas que não são corriqueiras para nenhum dos integrantes do grupo. Visitamos sítios e hortas de produtores familiares localizadas a poucos quilômetros do centro da cidade de São Paulo, e nos surpreendemos com histórias de luta e superação. Praticamos a escuta, nos conectamos com os entrevistados e aprimoramos e desenvolvemos empatia e conhecimento como futuros jornalistas.
O debate sobre a conexão das pessoas com a origem e os produtos dos quais elas se alimentam é urgente. A agricultura familiar representa resistência ao lutar contra um modelo de produção estabelecido pelo capitalismo, onde as máquinas tomam conta do processo produtivo e as pessoas são meras coadjuvantes, além de promover a sustentabilidade e o acesso à alimentos orgânicos.
Acesse mais conteúdos aqui.
quem somos?
A Estuga Productions, produtora audiovisual com foco em produtos jornalísticos, é formada por Gabriela Santos, Marcelo Hirata, Matheus Batista e Samuel Oliveira. Trabalhamos juntos desde o início de 2019, e somos entusiastas do uso de novas mídias para apresentar informações e conteúdos relevantes e de qualidade.